Sobre a Autora


Marília Laurentino de Souza Betencourt nasceu na Zona Sul do Rio de Janeiro, se graduou em Pedagogia, com especialidade em Orientação Educacional.

Do final da década de 70 até meados de 80 trabalhou com educação, como regente de turma, onde iniciou um trabalho que se transformou em pesquisa, e, no início da década de 90, transformou-se num protótipo de livro de exercícios, chamado: "Evoluindo Através do Corpo e dos Quadriculados". Só bem mais tarde, em 2007, se transformou no livro que é hoje: "Do Ato ao Gesto Gráfico" .

Na década de 80, no Rio de Janeiro, concluiu diversos cursos de psicomotricidade, direcionados para a educação e para a clínica, estudando e vivenciando diversas linhas psicomotoras..

Como Pedagoga trabalhou com turmas de pré-alfabetização, e, alguns anos mais tarde, por solicitação das próprias mães dos alunos, deu aulas particulares preparando crianças para os famosos "vestibulinhos", dos principais colégios do Rio de Janeiro, que é a passagem do antigo C.A. para a antiga 1ª série do 1º grau. Foi com esse trabalho que percebeu o porque de certas crianças não conseguirem aprender. E, desta forma é que foi descobrindo, também, a Psicopedagogia,.

Na década de 90, concluiu dois cursos de Psicomotricidade, em Universidades de Verão, na França:
- Perfectionnement en Psychomotricité Université de Lyon I Institut Techniques de Réadaptation Ecòle de Psychomotricité - Lyon - France
- "Neurosciences et Psychomotricité" - Apports respectifs et nouvelles indications therapeutiques - I.S.R.P. - Institute Supèrieur de Reeducation Psychomotrice et Relaxation Psychosomatique - Paris - France

Em 1992 concluiu sua Pós-Graduação, com a Especialização em Psicopedagogia, pelo CEPERJ-Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro.

Em 1993 concluiu outra Pós-Graduação, Especialização em Terapia Psicomotora, no CERM-Centro de Estudos Regina Morizot.

Ainda na década de 90, candidatou-se a prova de títulos, tornando-se Psicomotricista e sócia titular da S.B.P., atual A.B.P. - Associação Brasileira de Psicomotricidade, com especialização em Terapia Psicomotora.

À partir daí, direcionou todo o seu trabalho para as clínicas psicopedagógica e psicomotora.

Colaborou para a ABP-Associação Brasileira de Psicomotricidade, fazendo parte da Comissão Científica na gestão 1999/2001, e, exercendo a vice-presidencia nas gestões 2002/2004 e 2005/2007. Hoje faz parte da Comissão Científica da gestão 2008/2010.

Atualmente atende em seu consultório, no Rio de Janeiro, no bairro de Ipanema, onde faz parte de uma equipe multidisciplinar. Na clínica, atende para avaliação cognitiva e tratamento psicopedagógico, e, avaliação psicomotora e tratamento com Terapia Psicomotora. Dá supervisão em Psicopedagogia Clínica e Terapia Psicomotora.

Atende as escolas que adotam o trabalho do livro, oferecendo palestras e oficinas com atividades corporais e gráficas para profissionais da educação e saúde.

» EVENTOS

Além das atividades clínicas, a autora direciona sua atenção para iniciar uma pesquisa com o trabalho "Do Ato ao Gesto Gráfico" , voltado para a terceira idade.


Desenvolvido por: Personal Site