Do Ato ao Gesto Gráfico


           DO ATO AO GESTO GRÁFICO, é um site que nasceu do livro com o mesmo nome.
           Tem como proposta, divulgar o trabalho do livro e proporcionar um intercâmbio de experiências e desenvolver a criatividade nos leitores, bem como levar e trazer informações à distância. Sabemos que existem muitos profissionais sedentos de saber, mas por motivos diversos, se encontram distantes desse mundo que cria, inventa, troca, reinventa, etc., mas o mundo virtual veio quebrar essa distância e viabilizar acontecer de fato, para todos que buscam.
           A construção desse trabalho foi um processo ao longo do tempo. Tanto o livro como o site, são sugeridos para todos que trabalham com educação, principalmente os que desenvolvem um trabalho voltado para a construção da leitura e da escrita. Também tem sido útil na clínica psicopedagógica, psicomotora, fonoaudiológica e terapia ocupacional, já que o objetivo principal é trabalhar com a estrutura cognitiva do indivíduo, internalizando aquisições subjetivas, através do lúdico, principalmente nos que estão para serem alfabetizados.
           É uma demonstração da prática, reforçando a importância da atividade lúdica, do corpo e do movimento, associados aos processos de evolução do grafismo ou das alterações específicas do ato gráfico. A sua aplicação não é limitada à criança, estendendo-se, também, ao adolescente e ao adulto.
           Acreditamos que esta abordagem seja de grande utilidade na educação ou na clínica, já que se propõe a fazer um resgate dos elementos básicos, que, na verdade, deveriam ser adquiridos pelo indivíduo de forma livre e espontânea, e que, por algum motivo não conseguiram. Mas, ao dominá-los, pretende-se que o indivíduo se torne apto a ser alfabetizado e ao mesmo tempo desenvolva suas capacidades em relação a atenção, concentração, orientação espacial, coordenação motora fina e raciocínio lógico, motivando-se também na criatividade e respondendo, assim, à demanda escolar.
           Além do livro apresentamos as Bolas de Pano, que nasceram à partir de demandas terapêuticas com crianças, e, atualmente, também são utilizadas para trabalhos psicomotores individuais e em grupos, com crianças, adultos ou idosos.


Desenvolvido por: Personal Site