Facebook Instagram Whatsapp

Publicações - Atividades Psicomotoras no Desenvolvimento do Grafismo - Prefácio


Não poderia estar me sentindo mais honrada com o convite da Marília para contribuir com o prefácio deste trabalho! O trajeto dentro da educação fez nossos caminhos se cruzarem há muito tempo e assim vimos caminhando, às vezes perto, às vezes longe, mas sem nos perder de vista nos últimos 40 anos.

Um material voltado para a relação do sujeito e sua produção gráfica é sempre importante quando visa contribuir para o estudo e conhecimento de professores, pais e terapeutas, sobretudo se nos leva a refletir sobre a importância da escrita na era digital. E é com esse viés que a autora vem nos brindar.

A escrita é uma via de mão dupla, pois, reflete o pensamento, mas também o cria, reflete as imagens, mas também as produz, daí sua importância atemporal e seu lugar privilegiado no desenvolvimento humano.

Com os cadernos de escrita o sujeito poderá ir e voltar no tempo, navegando pelos períodos de sua evolução, segundo suas capacidades e visando a conquista de novas habilidades gráficas/pensantes.

A cada exercício encontramos situações geradoras de questionamentos e reorganizações corticais que desafiam o sujeito a vencer dificuldades e atingir novos patamares em sua grafomotricidade.

Passo a passo, vemos nesse trabalho a perspectiva de um tempo de elaboração sobre a própria prática no que diz respeito às relações do sujeito com o difícil processo de aquisição da escrita (e leitura), ou sua reeducação.

A autora se debruça sobre o sujeito e seu traço, oferecendo ao professor ou ao terapeuta a possibilidade de pensar a relação corpo-palavra, escrita-norma, preservando a subjetividade, mesmo diante de tarefas dirigidas. A construção que o sujeito faz da escrita está suportada pelo conhecimento do corpo que, por intermédio do fenômeno escrita, se expressa e fala. É nesse sentido que a psicomotricidade - que envolve tanto os movimentos amplos como as habilidades manuais - está presente não só nos três cadernos como, principalmente no suporte psicomotor proposto pela autora.

Espero que o leitor se encante, como eu, com a oportunidade de explorar novas estratégias cognitivas para a aquisição e o desenvolvimento da escrita. Obrigada querida Marília!


Vera Lúcia Mattos

Fonoaudióloga e Psicomotricista
Mestre em Psicologia Social
outora em Fonoaudiologia
Fundadora e Diretora do Móbile - Centro de Estimulação Infantil



Desenvolvido por: WCHOST